Muito se fala em planejamento estratégico como ferramenta de gestão essencial para o sucesso de uma organização. Entretanto, primeiramente é importante relembrar seu significado. Planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que visa definir objetivos e metas que a empresa pretende atingir em curto, médio e longo prazos. Para tanto, o planejamento estratégico procura responder a três questões básicas:
1) Por que a organização existe?
2) O que e como ela faz?
3) Aonde ela quer chegar?
Ao responder a essas questões, a organização encontra um norte a seguir, e o planejamento estratégico serve de bússola para que todos os colaboradores sigam juntos em um mesmo caminho.
?Planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que visa definir objetivos e metas que a empresa pretende atingir em curto, médio e longo prazos.?
A elaboração do planejamento estratégico passa por quatro fases distintas. São elas:
É o primeiro passo do planejamento estratégico, quando a organização define os objetivos que pretende alcançar em curto, médio e longo prazos. Em seguida, é dada uma ordem de importância aos objetivos.
Uma vez estabelecidos os objetivos, parte-se para a análise das condições internas da organização a fim de detectar seus principais pontos fortes e fracos. São considerados pontos fortes os fatores que colaboram para que os objetivos organizacionais sejam alcançados, portanto devem ser reforçados; pontos fracos são os fatores limitantes, que impedem ou dificultam que os objetivos organizacionais sejam alcançados, portanto devem ser superados ou eliminados.
Para se fazer a análise interna, é preciso fazer um levantamento dos recursos, estrutura organizacional e desempenho da empresa. Por recursos, entende-se disponibilidade financeira, maquinários, equipamentos, matérias-primas, recursos humanos, tecnologias, etc.; na análise da estrutura organizacional, deve-se fazer um levantamento sobre a divisão de trabalho entre os departamentos e unidades da organização; quanto ao desempenho, a análise deve abranger a lucratividade, produção, o crescimento e desenvolvimento da organização.
A análise externa tem por objetivo verificar o cenário exterior onde a organização atua, o que inclui desafios e oportunidades. Para tanto, a análise externa deve ter como base os mercados atendidos pela organização (características, tendências, perspectivas, oportunidades, etc.), concorrência, condições econômicas, tendências políticas, aspectos legais, etc., que afetam e definem os rumos da organização junto ao mercado consumidor.
Uma vez analisados os fatores internos e externos que podem favorecer ou dificultar o alcance dos objetivos traçados, devem ser formuladas as alternativas estratégicas. O objetivo nessa fase é elaborar ações futuras para se atingir objetivos globais.
O fator mais importante do planejamento estratégico é, sem dúvida, permitir a tomada de decisões sobre o futuro da organização. Isso inclui traçar os objetivos organizacionais em longo prazo, desdobrando-os em objetivos departamentais detalhados. Também é possível selecionar os produtos (bens e/ou serviços) que a organização pretende produzir, assim como determinar a qual mercado deseja atender.
Ao se traçar estratégias de longo prazo, a organização pode determinar a margem de lucro de cada uma de suas atividades graças à elaboração de alternativas que permitem a flexibilidade de sua atuação.
Os novos investimentos, fundamentais para o crescimento e inovação da organização, são também alvo do planejamento estratégico, que define o que será renovado ou adquirido, seja em matérias-primas, maquinários, equipamentos, tecnologias, recursos humanos ou planos de mudança e/ou expansão.
Um dos aspectos mais interessantes do planejamento estratégico é o envolvimento que ele propõe entre o passado e o presente para se traçar um rumo bem definido para o futuro, tendo por base as experiências já adquiridas. Além disso, ao atuar como ferramenta de gestão, colabora para que a organização realize um trabalho melhor focando sua energia, garantindo que todos os colaboradores trabalhem visando a objetivos comuns, medindo e ajustando a direção que a organização deve seguir em resposta às mudanças do cenário exterior. Resumidamente, é o empenho organizado para que as decisões fundamentais sejam tomadas e as ações colocadas em prática guiando a organização a saber o que é, o que faz e por que faz, com foco no futuro.
Graças ao planejamento estratégico, é possível à organização aproveitar as oportunidades que ocorrem no mercado competitivo, que está em constante mudança.
Entretanto, é importante ressaltar que o planejamento estratégico deve ser implantado de forma metódica e sistêmica; deve ainda ser bem definido, bem elaborado e compartilhado com todos da organização, pois o objetivo primordial é transformá-la para melhor. E essa transformação só será possível e saudável com a adesão do que há de melhor dentro de uma organização: seu recurso humano.
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