Norberto Odebrecht, da Fundação Odebrecht, é um estudioso do tema ?liderança?. Para ele, um bom líder é aquele que tem habilidade para educar, decidir, contagiar, motivar e entusiasmar seus colaboradores.
"Mais importante de tudo, ele precisa ter prazer na tarefa de educar, dando de si em benefício dos indivíduos sob sua responsabilidade. E principalmente, deve ter prazer em servir. Servir ao próximo, ao cliente e à sociedade é a única garantia de perpetuidade para uma organização." - Norberto Odebrecht
Já para Blaine Lee, vice-presidente da FranklinCovey Co. e referência mundial em gestão de pessoas, para ser um verdadeiro líder é preciso saber se comunicar para a mente, o coração e as mãos das pessoas. Só assim é possível liderar com transparência e obter a adesão de todos os colaboradores em nosso projeto.
E comunicação não se faz apenas por meio de palavras, memorandos, emails e outros meios de informação. Comunicação é muito mais que isso e o líder deve prestar atenção nas sugestões de Lee:
?Pessoas são diferentes umas das outras e a maior virtude de um líder deve ser a paciência para compreendê-las e aceitá-las. Somente assim ele saberá fazer de sua equipe um grupo coeso e estruturado, formado por grandes talentos dispostos a atingir as metas propostas.?
Ao fornecer uma informação, independente de sua importância ou repercussão, cabe ao líder explicar detalhadamente o que está querendo comunicar, evitando assim qualquer tipo de mal-entendido.
Mas antes disso o líder deve ter o cuidado de não atrapalhar o processo produtivo e criativo de seu colaborador, tirando-o de suas tarefas para fazer seu comunicado. O ideal é perguntar a ele qual o melhor horário para que possam conversar e, para juntos, tomarem uma decisão. Agindo dessa forma, o líder tem mais chance de transformar uma simples conversa na descoberta de uma solução para pequenos problemas que afetam o dia-a-dia.
Blaine Lee defende que sem envolvimento não existe comprometimento. Portanto recomenda: tudo o que fizer, faça-o com o coração, pois as pessoas percebem quando os outros estão sendo sinceros. Isso inclui o líder falar a verdade até mesmo quando as coisas não estão indo bem, sendo transparente, acessível e tendo conhecimento de seus riscos. Para tanto, o líder deve conhecer seus limites, poderes e atribuições e permitir que seus colaboradores também os conheçam, mas de forma ainda melhor do que você mesmo para que possa servi-los sempre que necessário. Lembre-se que sua missão é servir e inspirar seus colaboradores.
Um verdadeiro líder sabe como ninguém inspirar seus colaboradores de tal forma que obter sua adesão para projetos é enriquecedor para todos. Assim, ele tem habilidades especiais para estimular a autoconfiança de sua equipe, sabe satisfazer as necessidades e não as vontades de seus colaboradores, brigando sempre por eles e não com eles.
Mas, para se chegar a isso, o verdadeiro líder sabe que é preciso liderar pelo exemplo. Para tanto, ele deve buscar:
Pessoas são diferentes umas das outras e a maior virtude de um líder deve ser a paciência para compreendê-las e aceitá-las. Somente assim ele saberá fazer de sua equipe um grupo coeso e estruturado, formado por grandes talentos dispostos a atingir as metas propostas.
Ele deve saber dialogar e respeitar cada um de seus colaboradores, ajustando com paciência e servidão, as pequenas diferenças. Deve ser solidário e compreender seus anseios e necessidades, criando assim um clima de confiança mútua para obter a adesão da equipe em seus projetos e propostas.
Líderes não nascem prontos e devem ter como desejo o crescimento pessoal e profissional obtido a partir da reciclagem de seus conhecimentos.
Um verdadeiro líder tem paixão pelo que faz e isso inclui aceitar o desafio de conduzir uma equipe que ?veste a camisa? e o acompanha graças a sua liderança inspirada na transparência e na verdade.
---