É condição sine qua non para quem busca o crescimento profissional, estar constantemente se atualizando, reciclando conhecimentos e aumentando suas habilidades. E não há como melhorar nossas habilidades sem treinamento, função que deve ser exercida pelo líder junto a sua equipe de colaboradores.

O treinamento é uma das mais importantes responsabilidades da liderança, que deve estar sempre atenta em ensinar sua equipe a adquirir novos conhecimentos e habilidades e a modificar atitudes e comportamentos.
Quando um líder treina seus colaboradores fica demonstrado o interesse que a empresa tem em mantê-los em seus quadros profissionais de alta performance, proporcionando-lhes oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
Para o líder, ter colaboradores treinados significa:
- Aumento da produtividade
- Melhoria na qualidade dos serviços
- Melhoria no ambiente interno de trabalho
- Equipes autogerenciadas
- Otimização do tempo
- Empresa mais competitiva
- Busca de aperfeiçoamento contínuo
- Descoberta de novas aptidões e habilidades
Treinamento deve ser contínuo e permanente
Para que o treinamento seja eficaz e produtivo é fundamental que a empresa forneça ao líder recursos, programas e materiais necessários. Assim, caberá ao líder proporcionar treinamento de qualidade, contínuo e permanente a seus colaboradores, tendo como base a orientação, o aconselhamento e a instrução.
Entretanto, engana-se o líder que acredita que o treinamento deve limitar-se aos cursos, workshops, palestras e seminários. Para que seja efetivamente contínuo e permanente, ele deve ser um exercício praticado em todas as ações do cotidiano.
Assim, todo contato que o líder tem com seu colaborador deve ser visto como uma oportunidade de seu aperfeiçoamento, treinamento e desenvolvimento. Cabe ao líder estimular e apoiar seu colaborador em seu aperfeiçoamento e auto superação.
Segundo Boris R. Drizin, autor do workbook ?Gerenciamento de Pessoas, Liderança, Motivação e Coordenação de Equipe?, utilizado pelo Curso da Timing, para que o treinamento diário seja positivo, o líder deverá:
- Descrever de forma clara e explícita a descrição de funções e atividades de cada um de seus colaboradores. No mesmo documento, deve definir os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o cumprimento dessas funções e atividades.
- Reunir-se com seus colaboradores para discutir com cada um a descrição das funções e atividades definidas. Juntos, devem analisar os sistemas, processos, conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o cumprimento das funções e atividades definidas.
- Em seguida, o líder deverá estabelecer com cada um de seus colaboradores os indicadores de desempenho das funções e atividades já definidas.
- Definir um programa de treinamento para cada colaborador, levando em consideração seu perfil, a avaliação do desempenho atual e o desempenho pretendido.
- Tudo o que foi conversado, discutido e definido deve ser escrito de forma clara e explícita. Dessa forma, cada colaborador terá um documento próprio do que precisa ser melhorado e desenvolvido.
- Questionar com cada colaborador de que forma você poderá colaborar para que ele melhore seus desempenho e atinja seus objetivos de forma mais fácil.
- Proporcionar aos colaboradores informações e recursos suficientes para que eles possam executar seu trabalho.
?Para que o treinamento seja eficaz e produtivo é fundamental que a empresa forneça ao líder os recursos, programas e materiais necessários.?
- Detectar os problemas e obstáculos que dificultam a realização dos trabalhos ou os fatores que impedem o bom desempenho de cada um de seus colaboradores.
- Orientar, treinar, sugerir e ajudar continuamente seus colaboradores, visando melhorar a performance e o desempenho de todos.
- Encorajar seus colaboradores e proporcionar continuamente novas experiências e desafios profissionais, tendo sempre como objetivo a melhora do desempenho de cada um deles.
- Dar feedback contínuo, reforçando os pontos positivos e corrigindo os negativos.
- Criar um ambiente propício para que os colaboradores sintam-se à vontade para solicitar ajuda sempre que preciso.
- Estimular o diálogo.
- Estar continuamente disponível para orientar, apoiar, corrigir e aperfeiçoar seus colaboradores.
- Ser claro e específico para determinar as tarefas ou projetos que deverão ser executados, usando a situação para mais uma vez treinar e desenvolver seus colaboradores.
- Perceber que todo contato e interação entre você e seu colaboradores é uma oportunidade extra para sua capacitação, aperfeiçoamento e desenvolvimento.
- Programar reuniões regulares com cada colaborador, não deixando que os contatos ocorram somente de forma casual.
- Sempre que um projeto ou tarefa for concluído, fazer uma avaliação e reflexão crítica pós-ação (debriefing), avaliando como tudo ocorreu, reforçando os pontos positivos, corrigindo os negativos e o que deverá ser modificado na próxima etapa.
- Deixar claro no debriefing que o objetivo principal desta ferramenta é melhorar o desempenho de todos e facilitar a execução das próximas ações.
---
Utilize os botões abaixo para compartilhar este artigo com seus colegas: