A comunicação é o centro de todas as relações humanas. Nada acontece se não houver algum tipo de comunicação entre as pessoas e quando ela é falha ou eficaz, inúmeros problemas podem ocorrer. Entretanto, comunicar-se de forma eficaz não é apenas transmitir o que está pensando ou receber bem o que está sendo exposto. A comunicação eficaz ocorre quando há a troca de entendimento, o que só é possível quando interlocutor e receptor compreendem além das palavras que estão sendo ditas, observando-se também as emoções, ideias, instruções e qualquer outra mensagem, seja ela verbal ou escrita.
Indiscutivelmente, a comunicação eficaz nos traz inúmeras recompensas e para que isso ocorra é preciso estar sempre atento às bases da boa comunicação. São elas:
A preocupação com a comunicação eficaz deve ser uma constante no mundo corporativo. Quando adequada, a comunicação é um poderoso instrumento para a liderança, em todos os níveis de atuação na organização.
A excelência na comunicação deve abranger todas as suas formas, seja a linguagem escrita ou verbal. Na linguagem escrita, o cuidado deve ser com a clareza das idéias e a escolha das palavras, que deve estar num nível de compreensão acessível a quem nos dirigimos.
Além disso, vale a pena conferir alguns mandamentos da boa redação:
Objetividade
Pense no seu texto como se fosse apenas um recado. Analise objetivamente o que pretende transmitir e ?enxugue? o máximo do texto que puder.
Naturalidade
Quando for escrever, imagine que a pessoa esteja na sua frente e que vocês estão tendo uma conversa descontraída. Use palavras de fácil compreensão e procure humanizar o texto.
Direção
Sempre inicie seu texto pelo assunto mais importante, sem muitos rodeios. Comece com uma frase interessante, que desperte o interesse do leitor.
Frases curtas
Evite as frases longas, que podem confundir o leitor. Dê preferência a frases curtas, de no máximo uma linha e meia. É preferível escrever várias frases curtas a um parágrafo imenso e incompreensível.
Palavras simples
Engana-se quem pensa que as palavras longas e cheias de pompa enriquecem o texto. Ao contrário, o leitor pode não conhecer seu significado e confundir-se.
Positividade
Seja positivo em suas colocações. Por exemplo: não pagar em dia é atrasar o pagamento; não lembrar é esquecer, etc.
Não aos gerúndios
O uso do gerúndio é, como dizem os estudiosos da nossa língua, um verdadeiro crime. Portanto, decrete o fim de seu uso. Assim, prefira ?o presidente fará uma reunião? a ?o presi-
dente estará fazendo uma reunião?.
Use corretamente substantivos e verbos
Ao escrever seu texto, dê preferência por substantivos fortes e verbos expressivos. Já os adjetivos e os advérbios devem ser usados com cautela.
Seja conciso
Lembre-se sempre que a paciência de seu leitor tem limite; portanto, não diga nem mais nem menos do que realmente precisa transmitir a ele.
Seja claro
O leitor não tem a menor obrigação de adivinhar o que você quer. Portanto, clareza de idéias é fundamental para a compreensão do recado que sua mensagem quer transmitir.
A comunicação verbal também exige atenção especial e sua arte reside na pró-atividade, para que o locutor diga o que deve ser dito na hora certa, com gestos e palavras adequados à compreensão do interlocutor. Portanto, também na linguagem verbal, sempre vale a pena ler alguns mandamentos:
Crie empatia com seu interlocutor
Não importa se você está falando apenas com uma pessoa ou com uma plateia lotada de pessoas, o que realmente importa é criar empatia com seu interlocutor. Quando isso ocorre, as pessoas ficam mais receptivas e menos críticas.
Transmita energia positiva
Ninguém quer perder seu tempo ouvindo alguém depressivo, cabisbaixo e sem entusiasmo. Portanto, demonstre energia positiva ao seu interlocutor. Faça isso através de seu tom de voz, olhar, movimentos e gestos.
Transforme suas palavras em imagens
Como diz o ditado, uma imagem vale por mil palavras. Assim, ao fazer uma exposição, busque transformar suas palavras em imagens. Exemplifique o que está dizendo ilustrando suas palavras. Tome como exemplo quando um prêmio de loteria está acumulado e os jornais quantificam o que o valor acumulado pode comprar em número de automóveis, casas, viagens, etc.
Prepare-se
Informação é tudo e não importa quantos interlocutores você terá à frente, eles exigirão que você transmita o máximo de conhecimento possível. Por isso, prepare-se antes de falar para não ser surpreendido por perguntas que não saberá responder.
Demonstre confiança
Seu estado de espírito logo será percebido por seu interlocutor. Portanto, procure demonstrar segurança, conhecimento e tranquilidade.
Comprometa-se
Assim como a confiança, você deve demonstrar aos seus interlocutores que está comprometido com o que faz. Dê pistas de que você sabe o que está falando, porque está falando e que se importa com o que está falando.
---