O que é ser um bom líder? Quais habilidades ele deve ter para ser considerado eficaz para sua função? Ser um bom líder é ser capaz de levar uma organização ao sucesso, conduzindo equipes motivadas e dispostas a atingir os objetivos propostos. Entre suas habilidades estão a paciência, a disciplina, a humildade, o respeito e o compromisso.
Um bom líder escolhe para compor sua equipe de colaboradores profissionais competentes e tão comprometidos quanto ele, motivando-os e treinando-os continuamente. E o que é melhor: ele não se sente inseguro em desenvolver talentos sob pena de ser superado por eles. Ao contrário, o líder eficaz valoriza as potencialidades individuais, reforçando suas características positivas.
Para tanto, o líder deve ser um disseminador da cultura e informação, atuando como um verdadeiro gestor do conhecimento. Mas é preciso estar atento ao que diz Philip Kotler quando afirma que:
?Gerir conhecimento não é um processo simples. É necessário que possamos contar com lideranças que tenha habilidade de projetar sistemas de administração do conhecimento, para permitir que a empresa aprenda rapidamente sobre as tendências e os avanços que afetam os consumidores, a concorrência, os distribuidores e os fornecedores.?
Assim, deve ser papel do líder criar um ambiente propício para que os colaboradores se sintam seguros para compartilhar seu conhecimento. Ao bom líder caberá a tarefa de administrar a gestão do conhecimento, demonstrando para sua equipe que o conhecimento agrega valor à organização e, com isso, a sociedade acaba por se beneficiar com sua contribuição, trazendo o reconhecimento ao indivíduo.
O verdadeiro líder, muito além de suas funções burocráticas, que incluem traçar metas, elaborar gráficos, desenvolver planilhas, tem o papel de aglutinador de pessoas, compreendendo e respeitando as questões emocionais de cada colaborador que integra seu grupo. Mais do que qualquer outra pessoa, o líder entende que cada um tem sua individualidade, seu temperamento, sua cultura, seus hábitos, seus valores. Isso significa que cada um reagirá de uma forma própria mediante situações inesperadas, e o verdadeiro líder saberá administrar seus colaboradores de forma a conquistar a confiança de cada um deles. Além disso, ele lidera pelo exemplo, ensinando, orientando e criando condições para que seus colaboradores desenvolvam suas habilidades e potencialidades.
Para esse líder, o erro também é uma oportunidade de aprendizado, pois ele aceita as críticas sem medo de que sua autoridade esteja em jogo. Sua postura sempre confiante permite que seus colaboradores lhe dêem o feedback necessário para que juntos possam tirar proveito das situações negativas, transformando-as em experiência para os acertos.
Um verdadeiro líder jamais assume uma postura de que detém toda a fonte de conhecimento por isso foi designado para essa função. Ao contrário: sua sede de conhecimento é inesgotável e ele está em constante aprendizado, reconhecendo em si mesmo os aspectos positivos que ainda podem ser melhorados e os negativos que devem ser neutralizados. Consciente de como deve agir consigo mesmo, transmite a seus colaboradores todo o aprendizado adquirido, vislumbrando a possibilidade de encontrar novos líderes entre eles, sem medo de que isso possa representar uma ameaça a sua carreira.
Mais do que um grupo de colaboradores, o líder eficaz quer ao seu lado um time de aliados, valorizando suas potencialidades individuais, elevando sua auto-estima e motivando-os incondicionalmente.
Sua capacidade de gerir pessoas é surpreendente, pois é hábil tanto no desenvolvimento do trabalho coletivo quanto na arbitragem dos conflitos. Seu maior orgulho é estar rodeado de pessoas altamente competentes, criativas e dispostas a encarar todos os desafios propostos. Por isso busca colaboradores proativos, que transformem o ambiente de trabalho em algo prazeroso e estimulante.
Seu estilo de liderança é determinado pela busca constante de novas formas de atuação e de soluções para os problemas. Além de estimular a criatividade, o empreendedorismo e a criatividade, o líder proativo incentiva entre os seus o livre debate de idéias antagônicas. Ele é capaz ainda de criar mecanismos eficientes para a competição positiva entre seus colaboradores, visando à promoção de novas idéias e novos objetivos. Com isso, estimula o comportamento proativo, desenvolvendo, reconhecendo e retendo talentos.
Finalmente, sua visão de futuro possibilita treinar e capacitar seus colaboradores para as possíveis mudanças tanto no ambiente interno quanto externo da organização. Para ele, ter uma visão de futuro que possa ser compartilhada significa também uma forma de aglutinar pessoas em torno dos mesmos objetivos traçados.
---