Vivemos em um mundo onde cada vez mais existe menos espaço para um líder centralizador.
Por um lado, os profissionais querem ser tratados como adultos e por outro lado as organizações esperam que seus líderes sejam capazes de extrair de suas equipes o melhor que elas podem oferecer.
Para cumprir este propósito, os líderes devem ser capazes de implementar o Ciclo de Empowerment.
Trata-se de um processo que consiste em dar às pessoas a capacidade de tomar decisões e agir de forma autônoma, para que possam se sentir mais engajadas e motivadas no trabalho. O ciclo geralmente é composto de quatro etapas:
1. Desenvolvimento de habilidades:
Primeiro, as pessoas precisam desenvolver as habilidades e conhecimentos necessários para tomar decisões e agir de forma autônoma. Isso inclui treinamento, orientação e feedback.
2. Fornecimento de recursos:
As pessoas precisam ter os recursos necessários para tomar decisões e agir de forma autônoma. Isso inclui acesso à informação, ferramentas e meios para realizar seu trabalho.
3. Mudança de atitude:
As pessoas precisam mudar sua atitude e seus comportamentos para serem mais proativas e autônomas. Isso inclui mudanças nas expectativas, nas regras e nos sistemas de recompensa.
4. Mudanças na estrutura organizacional:
A organização precisa mudar sua estrutura e seus processos para apoiar o Empowerment. Isso inclui mudanças nas políticas, nos processos e nos sistemas de gestão.
É importante notar que, este processo pode e deve ser continuamente monitorado e ajustado para adaptar-se às necessidades da equipe e da organização.
E você, qual é o seu estilo de Liderança, já pensou em perguntar à sua equipe qual é o seu estilo?
---
Utilize os botões abaixo para compartilhar este artigo com seus colegas: