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Durante décadas, para se avaliar um profissional, eram utilizados métodos capazes de medir seu raciocínio lógico e suas habilidades matemáticas e espaciais. Entretanto, a partir da década de 1990, quando o psicólogo norte americano Daniel Goleman, em seu livro Inteligência Emocional, retomou a discussão sobre o tema, percebeu-se que um profissional capaz de atingir o sucesso é aquele que tem, entre outras habilidades, a capacidade de automotivação, que perseverar mesmo diante de frustrações, sabe controlar seus impulsos, canalizar suas emoções para as situações adequadas e motiva as pessoas colaborando para que elas desenvolvam suas melhores habilidades.


Foto de RF._.studio


Para Goleman, a Inteligência Emocional pode ser mapeada em cinco áreas de habilidades:


1. Autoconhecimento Emocional:

é a capacidade de reconhecer um sentimento quando ele ocorre.


2. Controle Emocional:

é a capacidade de trabalhar seus sentimentos, adequando-os a cada situação vivenciada.


3. Automotivação:

é saber conduzir seus sentimentos visando a um objetivo.


4. Reconhecer que todas as pessoas são também dotadas de sentimentos e emoções.


5. Ser hábil nos relacionamentos interpessoais.


Ainda segundo Goleman, o autoconhecimento emocional, o controle emocional e a automotivação estão relacionados à Inteligência Intrapessoal, enquanto o reconhecimento 

das emoções nas pessoas e a habilidade nos relacionamentos interpessoais estão relacionados à Inteligência Interpessoal.


Entende-se por Inteligência Interpessoal a capacidade de compreensão que se tem das pessoas que nos cercam, observando o que é para elas fator motivacional, como conduzem seu trabalho e como deve ser desenvolvido um trabalho cooperativo com elas.



?Durante décadas, para se avaliar um profissional, eram utilizados métodos capazes de medir seu raciocínio lógico e suas habilidades matemáticas e espaciais.?




Portanto, a Inteligência Interpessoal deve ser uma das principais características de um líder eficaz, pressupondo-se que ele deve ter habilidade para:


Organização de equipes: um dos mais importantes atributos do líder, pois envolve a capacidade de coordenar os esforços da equipe, tomar iniciativas, conseguir a cooperação de todos espontaneamente e ser reconhecido como líder.


Gestão de conflitos: o líder deve estar sempre preparado para a mediação, prevenindo e solucionando os conflitos.


Empatia: quando o líder é hábil para identificar e compreender as emoções de seus colaboradores ele está apto a utilizar tal compreensão em favor de um interesse comum ao grupo.


Quanto à Inteligência Intrapessoal, ela pouco difere da Interpessoal, exceto pelo fato de que todas as habilidades citadas anteriormente devem ser voltadas para si mesmo. Isso significa ser capaz de relacionar-se consigo mesmo, ser dotado de autoconhecimento e ter habilidade para administrar as emoções em favor de seus projetos.


Equilíbrio Psicoemocional e Sucesso


Conforme os estudos de Goleman, o equilíbrio psicoemocional é fator determinante para o sucesso profissional, principalmente de pessoas que ocupam funções de liderança para que sejam capazes de administrar suas emoções de forma adequada. Com isso, é capaz de se sentir motivado, mesmo em situações adversas, mantém-se constantemente otimista, vale-se de sua capacidade intelectual para coordenar seu grupo e é hábil na mediação de conflitos.


Entretanto, se você ocupa um cargo de liderança, mas ainda não considera que seu equilíbrio emocional está adequado a sua função, vale buscar desenvolver algumas habilidades. São elas:


Autoconsciência: faça uma análise imparcial de seus sentimentos, observando que relação há entre eles e seus pensamentos e reações.


Tomada de decisão: observe suas ações, procurando reconhecer que consequências (positivas e negativas) elas poderão ter; assim você poderá reconhecer se agiu a partir de um pensamento ou de uma emoção.


Trabalhar as emoções: não estamos isentos de sentimentos negativos, como insegurança, medo, ansiedade, angústia, tristeza, etc., mas quando sabemos trabalhar com tais sentimentos é possível tirar o máximo proveito de todas as situações vivenciadas.


Trabalhar com a tensão: o cotidiano no mundo do trabalho invariavelmente nos leva à tensão; diminua-a por meio de exercícios e técnicas de relaxamento. 


Compreensão: reconheça que ninguém é igual a ninguém e que cada ser é dotado de características, habilidades, comportamentos, valores próprios; aprenda a compreender e reconhecer as diferenças de seus colaboradores.




?(...) o equilíbrio psicoemocional é fator determinante para o sucesso profissional, principalmente de pessoas que ocupam funções de liderança para que sejam capazes de administrar suas emoções de forma adequada.?





Comunicação: é fundamental dominar as técnicas de comunicação, aprendendo a falar de si mesmo nas horas oportunas e a ouvir sempre que for necessário.


Confiança: construa um ambiente onde a confiança mútua esteja sempre presente entre todos os colaboradores de seu grupo.


Auto-aceitação: aprenda a reconhecer seus pontos fortes e fracos.


Responsabilidade pessoal: é aceitar-se por completo, reconhecendo que toda a ação exige uma reação, assumindo verdadeiramente seu papel de líder.


Assertividade: ser assertivo é condição sine qua non para quem pretende desenvolver um papel de liderança eficaz.


Trabalho em equipe: somente um líder eficaz tem capacidade de não apenas conduzir, mas, algumas vezes, de ser conduzido, considerando isso um privilégio do aprendizado.



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