Muito se ouve falar sobre as crenças de um indivíduo, mas o que elas representa afinal?
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Sabemos que todo ser humano vivencia diferentes situações ao longo de sua jornada certo?
Cada uma dessas experiências gera um aprendizado, seja ele positivo ou não. Nossas crenças são, justamente, o resultado dessas experiências. De nossos ?Kayroses?.
No entanto, muito daquilo que vivemos e acreditamos pode ir além de nossas próprias experiências. As crenças hereditárias, por exemplo, são representadas por tudo que ouvimos de nossa família desde o nosso nascimento. Eles nos ensinam qual a melhor religião a ser seguida, o time de futebol, a profissão, entre tantos outros fatores. E há também as crenças impostas pela própria mídia, em que somos ?forçados? a seguir um padrão se quisermos ser aceitos pelo restante da sociedade.
O problema deste cenário é quando um indivíduo permite que suas crenças negativas, sejam elas motivadas por experiências pessoais ou influências externas, prejudique sua vida de alguma maneira. Então, que tal iniciar uma mudança ainda hoje e libertar-se dessas crenças? Elas são conhecidas como ?limitantes?, e explicarei detalhadamente quais seus impactos na vida profissional de um vendedor.
O que são crenças limitantes?
Como o nome sugere, uma crença limitante é algo que você acredita que pode limitá-lo de alguma forma. Elas podem surgir por meio de pensamentos e interpretações que, mesmo inconscientemente, você toma como verdadeiros. Conforme expliquei anteriormente, elas são formadas a partir de experiências pessoais ou influências externas, e são altamente prejudiciais, pois podem afastá-lo daquilo que almeja para sua vida.
Um indivíduo que alimenta este tipo de crença a utiliza como desculpa para não fazer aquilo que realmente gostaria, é como manter-se em sua zona de conforto. E por mais que este cenário passe uma falsa ideia de segurança, ele está na verdade limitando seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Se liga aqui em algumas crenças limitantes:
Não sei por onde começar;
Não tenho as qualificações necessárias para ser um vendedor de alta performance;
Não tenho tempo;
Estou velho demais para isso;
Não consigo aprender;
Não sou bom o suficiente;
Isso não vai funcionar;
Nunca serei bem-sucedido;
Não sei como resolver este problema.
Este Cliente é chato demais.
Atenda seu cliente como você gostaria de ser atendido.
E por ai vai...
Certamente você se identificou com algum destes exemplos, não é? Basta olhar um pouquinho para o passado para perceber que as maiores frustrações de nossas vidas estavam acompanhadas por estes pensamentos autodestrutivos.
O passado dever ser significativos ou cheio de significados, mas certamente não é um lugar para ficar. O futuro não existe ainda, portanto nos sobra somente o presente. Assim o futuro só pode começar agora!
Identifique suas crenças limitantes
Um indivíduo que atua na área comercial tende a desenvolver crenças limitantes justamente por lidar diariamente com um sentimento que gera bastante frustração, a rejeição. E lhe garanto que não é difícil de identificá-las.
Responda com sinceridade as seguintes perguntas:
Em algum momento você sentiu-se incapaz de prospectar clientes?
Procrastinou uma venda por sentir-se inseguro?
Deixou de entrar em contato com um cliente por receio de que ele seja grosseiro?
Desacreditou do seu potencial para atingir metas?
Já chamou um cliente de chato?
Tenho bons motivos para acreditar que você se identificou com ao menos uma das questões acima, já que elas fazem parte da rotina de quem trabalha com vendas. Cada um destes pensamentos está acompanhado de uma crença limitante, e alimentá-los significa afastar-se gradualmente do sucesso profissional. Pode não parecer, mas sua crença é transmitida aos clientes por meio de pequenos gestos, como seu sorriso e o tom de voz ao abordá-lo. E até mesmo sua postura diante dele.
O primeiro passo para a mudança está justamente em identificar quais pensamentos estão prejudicando o seu desempenho e ter em mente de que é possível libertar-se de cada um deles, basta força de vontade e disciplina para tal.
Desenvolva crenças fortalecedoras
"O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado. Mude seus pensamentos e você mudará seu mundo."
Norman Vincent Peale
Ao identificar suas crenças limitantes, é possível substituí-las por crenças fortalecedoras. Elas são formadas por um conjunto de pensamentos positivos que nos fazem acreditar em nossa capacidade de conquistar resultados extraordinários.
Como sugere o nome, elas fortalecem aquilo que há de melhor em cada indivíduo, alimentando sua autoestima e o mantendo motivado a progredir diariamente na direção de seu objetivo. O vendedor que desenvolve sua crença fortalecedora é capaz de libertar-se de qualquer sentimento de insegurança, seja na prospecção de clientes ou quanto à sua capacidade para atingir metas.
Em termos práticos, podemos dizer que aquele que acredita em si mesmo e em seu potencial, está mais propenso a alcançar o sucesso em sua vida. Em contrapartida, os indivíduos que alimentam sentimentos negativos e não se julgam competentes o suficiente para progredir, possuem chances mínimas de serem bem-sucedidos.
Para auxiliá-lo na execução deste processo, separei abaixo três ideias que acredito serem significativas. Não deixe de aplicá-las em sua rotina profissional e sinta na pele o quão gratificante é alimentar-se de pensamentos positivos.
Não há fracasso, e sim resultados
Você já reparou como fomos programados a temer o fracasso? Mas na verdade ele não passa de um resultado fundamental para o nosso aprendizado. Por meio dele é possível tomar novas medidas e, com isso, obter melhores resultados. É como disse o escritor Denis Waitley:
?Esqueça as consequências do fracasso. O fracasso é apenas uma mudança temporária de direção para te posicionar diretamente para o seu próximo sucesso?.
Lembre-se que a experiência é um benefício que se renova todas as manhãs, e cada dia de trabalho é uma nova chance de aprendizado. Então, amigo e amiga de vendas, aconselho que você deixe sua insegurança de lado e enxergue o resultado positivo de cada prospecção, mesmo nos casos em que o cliente não foi tão gentil quanto você esperava, ou quando a venda não foi concretizada. Crie o hábito de aprender com cada situação de sua rotina, este é o melhor caminho para o aperfeiçoamento pessoal e profissional.
Sempre indico um rápido PDI (plano de desenvolvimento individual) para as pessoas. Considere sempre uma atitude, comportamento ou ação que irá mudar, uma que irá deixar, uma que irá manter e outra que irá iniciar em direção aos seus objetivos e metas.
1.Ressignifique sua vida
O escritor Fernando Sabino disse certa vez: ?Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro?. Essa frase pode ser aplicada para explicar uma das maiores virtudes do ser humano: o poder de ressignificar-se.
Ainda que a palavra seja um tanto complicada, seu significado é bastante simples. Conhece o ditado ?não adianta chorar pelo leite derramado?? Pois bem. De que adianta sofrer e lamentar-se por algo que já aconteceu? O ser humano alimenta este terrível hábito sem perceber que ao apegar-se às coisas ruins que aconteceram em seu passado, está potencializando ainda mais a construção de crenças limitantes.
Então que tal deixar o passado em seu devido lugar e dar um novo significado a tudo que lhe aconteceu? Essa segunda ideia é um complemento para a anterior, pois além de enxergar o lado positivo de uma situação, é necessário manter-e motivado para progredir nos demais acontecimentos que estão por vir.
2.Você tem potencial para o melhor
A essa altura já aprendemos o quão prejudicial é nutrir sentimentos negativos, não é mesmo? Mas é claro que há diversas influências externas que contribuem para o aparecimento destes terríveis pensamentos, todos nós estamos suscetíveis a este cenário. A melhor maneira de bloqueá-los é acreditar e confiar em seu potencial.
Se uma prospecção não saiu conforme o planejado, lembre-se que você não fracassou, e sim obteve um aprendizado necessário para aquele momento. Dê um novo significado para o que acaba de ocorrer e, por fim, acredite em sua capacidade de dar a volta por cima. Lembre-se que você é bom o suficiente para encarar qualquer situação, basta acreditar em sua capacidade.
?O mais importante para o homem é crer em si mesmo. Sem esta confiança em seus recursos, em sua inteligência, em sua energia, ninguém alcança o triunfo a que aspira?.
Thomas Atkinson
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Fui!!
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