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Quero lhe deixar alguns insights aqui sobre a prospecção ao telefone, tenho visto que muitos vendedores e vendedoras estão perdendo vendas significativas porque não estão ligando para seus clientes e prospects.


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Proximidade gera intimidade, intimidade aumenta a confiança e esta, mantém e melhora que relacionamentos que maximizam negociações e vendas.




Mais do que nunca, principalmente durante e pós 2020, utilizar telefone e outros meios de comunicação, que não somente a visita pessoal para prospectar com potência tomou corpo. Não tenha crenças limitantes a propósito da utilização das ligações, pois a cada dia mais, ela tem se mostrado potente, já que o efeito manada para utilização de outros modelos de comunicação levam ou podem levar a descrença de que falar com os clientes não é mais tão importante. 


O relacionamento e o bom atendimento ainda são grandes diferenciais, além do tratamento exclusivo e pessoal.


O poder e a assertividade de uma ligação fazem toda a diferença na hora de prospectar bem. 


A ligação fria tradicional não funciona e o trabalho do vendedor, gostemos ou não, é abordar clientes potenciais e a maior parte dos vendedores não sabe como falar com clientes potenciais no telefone. Portanto, eles odeiam e morrem de medo das ligações frias.


O crescimento de um negócio, qualquer que seja ele, depende da prospecção telefônica e quando se tem a tática desenvolvida para trabalhar a ligação de forma inteligente, consegue-se uma forma mais eficiente de atingir um número máximo de clientes potenciais.


Um posicionamento importante é tratar bem os intermediários, recepcionistas e secretárias tratar com respeito, pois eles podem se tornar extremamente úteis em algum momento.


Nunca apresente o que você tem para vender até descobrir aquilo que é mais importante para eles e suas empresas, pense antes de ligar e reúna o máximo de informação sobre o cliente potencial, falando sempre de uma maneira leve e casual, mas com boa fluência. Desenvolva a arte sutil de utilizar os silêncios nas conversas para estimular o seu cliente potencial a falar mais.


Deixe de lado as ligações frias e experimente ligações mais elaboradas de forma inteligente.


A ligação fria, aquela conhecida com ligação 1.0, ou seja, o ato de telefonar a estranhos pedindo para que comprem algo, é uma atividade imbecil e humilhante. Além disso, não funciona. A maior parte dos vendedores não entende as nuances da prospecção por telefone. Muitos dependem de técnicas comuns que acabam certamente irritando os clientes potenciais, gerando rejeição. 



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?Os melhores vendedores são aqueles que escutam mais do que falam e sabem quando é a hora manter a boca fechada.?


Não é de se admirar que os vendedores odeiem fazer ligações frias. Fazer uma ligação fria significa que você deve ligar para clientes potenciais que não conheçam você e os quais você não conheça. Você não tem praticamente nenhuma informação sobre eles ou suas empresas. É um tiro no escuro, onde você aborda cada cliente potencial com o mesmo tom cansado. Como é óbvio, essa abordagem não funciona.


Neste link você poderá assistir a um vídeo mostrando o poder da triangulação, ele poderá lhe dar uma visão melhor de como prospectar com mais potência e evitar ligações frias.


Prospecção por telefone é algo diferente. É uma melhoria significativa em relação à ligação fria e funciona de verdade. O crescimento de qualquer negócio depende da prospecção por telefone. Empresas com algo para vender não devem esperar pela ligação de clientes potenciais. Os vendedores devem iniciar o contato e a prospecção por telefone é a melhor maneira de fazê-lo. O trabalho principal dos representantes de vendas é falar com os clientes. O telefone deve ser a sua principal ferramenta de prospecção e não os e-mails ou mensagens nas mídias sociais.


O coach em vendas Bob Etherington acredita que os 5% dos vendedores que conhecem os segredos da prospecção por telefone ganham 85% dos novos negócios disponíveis. Mais vendedores devem aprender a melhor forma de conquistar clientes potenciais. 


A ligação inteligente ?é a maneira mais rápida, mais eficiente e mais interativa de contatar e vender? por telefone. É um programa provado que utiliza perguntas inteligentes para envolver o interesse e motivar a ação dos clientes potenciais. A sua ligação inteligente tem três etapas:


Colete informações sobre a empresa-alvo antes de falar com um tomador de decisão.


Utilize esta informação durante a conversa. Isso deixa a outra pessoa mais confortável.


Direcione o cliente potencial à ação desejada, fazendo com que ele se sinta à vontade sobre um passo a ser dado, uma compra ou uma possível reunião futura.


?A prospecção por telefone é essencial para a sustentabilidade e crescimento do negócio.?


Ao utilizar a ligação inteligente, você vai ser capaz de falar com mais tomadores de decisão, porque todos os intermediários, recepcionistas ou secretárias vão aprender a confiar em você e compartilhar informações úteis. Na verdade, eles vão acabar se tornando os seus assistentes de vendas. Como você conhece bem a empresa, os compradores se sentem mais à vontade durante ?os primeiros 10 a 20 segundos da ligação?, período crucial onde a maior parte das ligações de prospecção fracassa. Os clientes potenciais acabam enxergando você como alguém que pode ajudar a preencher uma necessidade importante. E como a abordagem da ligação inteligente remove a tensão do processo, você se sente mais confiante ao apresentar a sua proposta. Além disso, o perigo de rejeição é menor.



Elementos da ligação inteligente


Os aspectos vitais da ligação inteligente são:


Proposta de valor ? É a combinação de palavras e frases utilizadas para conquistar o interesse das pessoas para as quais você liga. Assegure-se de que a sua informação seja preciosa para elas. Adapte as palavras segundo a pessoa abordada. Por exemplo, os assistentes executivos querem saber se você tem algo valioso a dizer aos patrões. Os clientes potenciais querem saber qual a utilidade da sua proposta. Os gerentes querem entender melhor como a equipe vai tirar proveito do seu produto. Os executivos de topo vão estar mais interessados no retorno sobre o investimento.


Reunião inteligente ? As ligações frias são ineficazes porque não buscam aprender sobre o cliente ou empresa-alvo, ao contrário das ligações inteligentes. A sua venda vai depender disso. Descubra fatos e ?informações situacionais?, tais como localização, número de funcionários, resultados financeiros e o foco da empresa. Procure informações básicas sobre os colaboradores a fim de iniciar relacionamentos úteis para fechar as vendas. Confira o site da empresa, ofertas de vagas, comunicados junto à mídia e assim por diante.



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Engenharia social ? Converse com outras pessoas na empresa para obter informações úteis. Ligue para a empresa, apresente-se, diga onde trabalha e solicite ajuda do tipo: ?Eu vou reunir-me com o seu vice-presidente de vendas e quero ter a certeza de que as informações que possuo são as mais precisas?.


Objetivos inteligentes ? Esteja certo dos seus objetivos antes de ligar. Não estabeleça metas intermediárias, como: ?Vou ver se eles precisam de alguma coisa?. Ofereça resultados práticos que estimulem o cliente potencial a tomar medidas positivas. Conseguir uma reunião é um bom resultado final. Fechar uma venda é ainda melhor.


Mensagens de voz inteligentes ? É pouco provável que um cliente potencial que não conheça você ou sua empresa retorne uma ligação. Deixe uma mensagem de voz caso a pessoa não atenda a ligação. Planeje com antecedência a sua mensagem. Crie algo instigante, como, por exemplo, ?Eu entendo que você está no processo de (...) descobrir a melhor forma de atrair e manter os melhores talentos... Nós temos ajudado outras empresas na mesma situação a reduzirem suas despesas de recrutamento e seleção?. Diga que você vai ligar de volta com certeza.


Diálogo inteligente ? Não dê a impressão de que queira vender algo. Fale como se estivesse dialogando com um amigo. Grave as ligações e aprimore o seu estilo.


Saber abordar intermediários, assistentes e secretárias ? Não tente passar por cima do pessoal de frente. Trate-os com cortesia e respeito. Essa é a coisa inteligente a fazer porque eles são geralmente muito úteis: podem abrir portas e influenciar positivamente os decisores ou podem fechar as portas definitivamente.


Introdução inteligente ? Os primeiros segundos da sua ligação são os mais críticos. Não estrague tudo utilizando as palavras erradas: ?permita que me apresente? (o interlocutor não está interessado em quem você é).


O foco não é a venda ? Se for necessário mencionar o seu produto ou serviço, inclua uma ?declaração de resultados? que evidencie os efeitos positivos já obtidos pelos seus clientes com o seu produto ou serviço. Nunca diga ?Obrigado por me atender?, porque faz você soar desesperado. Nem diga: ?Você tem alguns minutos para mim?? (quase sempre a resposta é não).


Gerar interesse ? Elabore as suas palavras iniciais para que os clientes potenciais se sintam à vontade com a ligação e os incentive a responderem as suas perguntas.


Roteiro inteligente ? Crie um roteiro que inclua os seguintes pontos: 


1) Apresente-se; 


2) Utilize as informações coletadas: ?Eu entendo que uma das suas principais iniciativas para o ano é...?; 


3) Faça menção a sua proposta de valor, explicando como você ajudou outra empresa no passado;


4) Apresente valores agregados adicionais e passe para algumas perguntas: ?Eu tenho algumas ideias que talvez sejam úteis para vocês (...) e eu gostaria de lhe fazer algumas perguntas?; e; 


5) Termine com algo do tipo ?Seria ótimo podermos conversar novamente?.


Lidar com a resistência ? É possível que a ligação tenha sido bem planejada e ainda assim você enfrenta resistência. Quando isso acontecer, utilize uma ?interrupção do padrão? para quebrar o padrão normal da conversa. Se os clientes potenciais dizem que não estão interessados, pergunte quem é o fornecedor atual da empresa. Ou quando disserem algo do tipo, ?Não estou interessado nos seus serviços?, uma boa ideia é se fazer de desentendido: ?Não compreendo. Seria possível explicar melhor??


Perguntas inteligentes ? O ideal é que a pessoa do outro lado da linha fale a maior parte do tempo. Faça perguntas que lhe permitam compreender ?possíveis problemas, necessidades, dificuldades e desejos do cliente em potencial?. Peça maiores detalhes.


Saber escutar ? Para garantir que o cliente potencial responda a uma pergunta, faça um silêncio de alguns segundos e permita que ele fale. Após a resposta, pause novamente. Escute sempre com atenção. Frases como ?o nosso desafio é...?, ?o nosso maior problema é...? e ?precisamos focar mais em...? são uma boa opção para você solicitar maiores informações: ?Você poderia falar mais sobre essa necessidade??



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Sugerir o próximo passo ? Parabéns! Você se saiu bem e o cliente potencial quer conhecer melhor o seu produto ou serviço. Agora é hora de passar da fase de questionamentos para a fase de recomendação. Faça assim: ?Com base no que você me falou sobre a cobertura atual do seu seguro (...) eu acredito que temos algo que possa cobrir completamente o seu negócio, com um custo próximo do atual?.


Obter o compromisso para o passo seguinte ? Esta é a fase da validação da sua ligação inteligente. Nesta etapa, obtenha o compromisso de ação do seu cliente potencial, com base na conversa por telefone. Diga por exemplo: ?Você vai ver então com o seu pessoal quais são as características ideais para o produto e na nossa próxima conversa já vamos ter essas informações, correto??


Concluir a ligação ? Depois de obter o comprometimento do cliente potencial, deixe claro o próximo passo: ?o que você vai fazer, para quem você vai enviar, com quem você vai falar ou qualquer outra promessa?. Seja firme e não vacile. Se o próximo passo for uma ligação de follow-up, defina uma data e hora.


Adquira o hábito de fazer as suas ligações em um horário definido, seja diariamente ou algumas vezes por semana. Procure obedecer ao cronograma definido, seja qual for o dia ou horário. Não utilize telefones celulares para ligar aos clientes potenciais. Os telefones fixos são mais confiáveis e permitem uma comunicação mais clara.


?A palavra certa pode ser eficaz, mas nenhuma palavra é tão eficaz como o silêncio no momento certo.? ? Mark Twain



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