Desde o início da humanidade, os líderes sempre tiveram papel fundamental para mudar o curso da história. Júlio César, Napoleão, Gandhi, Hitler, Stálin, Freud, enfim, pessoas dotadas de visão, carisma, planejamento e impulso de realização, ?deram seu recado? e foram seguidas por muitos, independentemente de seus objetivos, fossem eles para o bem ou para o mal. Isto porque a grande maioria das pessoas necessita de um líder para orientá-la.
Esta necessidade surge na mais tenra idade, quando enxergamos como líder nossos pais, o irmão mais velho, o amigo mais ?esperto?. Mas, quando uma liderança enfraquece, os liderados sentem-se desorientados, até que apareça outro líder para dar nova ordem às coisas.
Por tudo isso é que um líder deve ser forte, com valores, idéias e coragem capazes de influenciar positivamente e com persistência.
Tipos de Líderes
Jack Welch, uma das maiores autoridades em liderança, classifica os líderes em quatro tipos:
Um - é o que se baseia em compromissos - financeiros e outros - e compartilha os valores da empresa. Seu futuro é garantido. Em frente e para cima.
Dois - é o que não atende compromissos e não compartilha os valores. Um futuro não tão agradável, mas igualmente previsível.
Três - é o que não atende os compromissos, mas compartilha os valores. Normalmente, consegue uma segunda chance, de preferência em um ambiente diferente.
Quatro - o mais difícil de tratar para muitos de nós. Esse líder cumpre os compromissos, alcança todos os números, mas não compartilha os valores que precisamos ter. Esse é o indivíduo que, em geral, obriga as pessoas a um desempenho, ao invés de inspirá-las - o autocrata, o chefão, o tirano. Com muita freqüência todos nós fingimos que não vemos - tolerando esses gerentes ?tipo 4? porque ?eles sempre cumprem as metas? - pelo menos em curto prazo.
O líder de hoje
Até muito pouco tempo, acreditávamos ou ?aceitávamos? que todo gerente é um líder. Entretanto, experiências bem-sucedidas de administrações que valorizam o ?capital humano? mostraram que não havia mais lugar para o gerente autoritário, que comanda uma equipe com ?mão de ferro?. Hoje, o que as organizações buscam são os grandes líderes, profissionais visionários de valor, com a habilidade de persuadir, ensinar, guiar, treinar e fazer sua equipe agir, sempre tendo em vista uma alta performance.
Para o executivo Shep Hyken, especialista em Atendimento ao Cliente e Programas de Motivação, 10 principais características definem um líder. São elas:
1. Caráter:
A essência da liderança é o caráter. Isso inclui integridade e honestidade. A primeira e mais importante característica do líder é ser respeitado e admirado pela sua equipe como alguém honesto e trabalhador. Assim que o caráter de um líder for comprometido, o respeito de todos à sua volta será perdido. O caráter é a base de sustentação de qualquer grande líder.
2. Reconhecimento:
Um líder reconhece as habilidades dos outros e lhes dá poder. Eles sabem que não podem fazer tudo sozinhos, e que não deveriam nem tentar. Além disso, um grande líder nunca fica com todo o crédito. Ao contrário, ele o repassa para quem realmente fez o trabalho. Infelizmente, muitos falham nesta área e acabam comprometendo a confiança e lealdade de sua equipe.
3. Amizade:
As relações amigáveis dos grandes líderes vêm do respeito e confiança que eles têm por seus subordinados. Isto não pode ser desenvolvido da noite para o dia. Deve ser cultivado com o tempo, e deriva de respeito e preocupação sincera pelos outros. Grandes líderes têm a habilidade de fazer pessoas de todos os níveis sentirem-se importantes. Intimidação e medo não fazem parte de suas táticas de liderança. Quando eles caminham pela empresa, os funcionários não se escondem - ao contrário, eles querem interagir com seu líder. Uma relação profissional amigável acaba desenvolvendo a lealdade.
4. Responsabilidade:
Como um líder, você - e apenas você - é responsável pelas coisas que seus seguidores fazem, ou deixam de fazer.
?A primeira e mais importante característica do líder é ser respeitado e admirado pela sua equipe como alguém honesto e trabalhador?.
5. Resolução:
Líderes não só resolvem problemas, como também têm a habilidade de reconhecê-los. Um dos grandes testes de liderança é a habilidade de reconhecer um problema antes que ele se transforme numa emergência.
6. Decisão:
Líderes não se afundam em detalhes. Deixam os detalhes para os outros e se preocupam com o ?macro?. Eles têm a habilidade de observar, processar e mover-se, sem procrastinação. Ninguém chega ao topo enrolando e demorando em tomar decisões.
7. Delegação:
Delegar não significa transmitir poder. Na maioria dos casos, os funcionários recebem tarefas delegadas com responsabilidades específicas, mas não têm o poder de tomar decisões importantes sem consultar alguém (o ?chefe?).
8. Motivação:
Isso não significa que os grandes líderes tenham que ser impressionantemente carismáticos - embora isso também não atrapalhe. Significa simplesmente que eles sabem como motivar a equipe.
9. Agradecimento:
Um grande líder nunca perde a chance de elogiar. Eles sabem o poder do elogio - um grande motivador, que ajuda a manter os melhores funcionários na empresa.
10. Receptividade:
Um líder nunca perde a oportunidade de aprender com colegas de trabalho, livros, cursos, palestras etc. Além disso, grandes líderes inspiram-se nesse aprendizado, pois através dele têm acesso a uma fonte inesgotável de novas idéias, conhecimentos, informações, inovações e estímulos para agir. Eles são pró-ativos: não ficam satisfeitos sentando-se num escritório, esperando que as coisas aconteçam.
?Como um líder, você - e apenas você - é responsável pelas coisas que seus seguidores fazem, ou deixam de fazer?.
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