Ainda me lembro que abri muitas aulas sobre comportamento do consumidor, quando ministrava aulas nos curso de marketing e administração nas Universidades, falando sobre Abraham Maslow.
Hoje, como especialista em análise de perfil, e o que aprendi e aprendo sobre a inteligência emocional, sei que a autorrealização é uma das subescalas que está na escala da autopercepção e que um das responsáveis pelo bem-estar e a felicidade. Você tem que cuidar dela!
Na Teoria de Necessidades, Abraham Maslow propõe uma divisão hierárquica em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Segundo sua teoria, para se chegar à autorrealização é necessário galgar cada uma das hierarquias. Assim, para que possamos gerar e produzir estímulos positivos para apoiar a motivação de alguém, é preciso identificar qual é a categoria mais baixa na qual ela tem uma necessidade e supri-la antes de avançar para outra divisão hierárquica.
Composta em forma de pirâmide, as necessidades citadas por Maslow são:
Necessidades Fisiológicas/Básicas relacionadas às necessidades do organismo, como fome, sede, sono, sexo, etc, e são a principal prioridade do ser humano. Sem essas necessidades supridas, as pessoas sentirão dor e desconforto e ficarão doentes.
Necessidades de Segurança: envolve a estabilidade básica que o ser humano deseja ter. Por exemplo, segurança física (contra a violência), segurança de ter um emprego estável, segurança da família e de saúde.
Necessidades Sociais: com as duas primeiras categorias supridas, passa-se a ter necessidades relacionadas à atividade social, como ter um grupo de amigos, fazer parte de um grupo identificatório, se socializar e etc.
Necessidades de Estima: esta necessidade passa por duas vertentes: o reconhecimento de nossas capacidades pessoais e o reconhecimento de outras pessoas frente à nossa capacidade de nos adequarmos às funções a que fomos designados.
Necessidade de Autorrealização: é uma necessidade instintiva do ser humano, que nos leva a superar desafios, obstinação para resolver problemas, apreço por ajudar outras pessoas e senso de moralidade. Ao suprir essa necessidade, a pessoa atingiu seu mais alto potencial como ser humano.
Resumindo, autorrealização são as necessidades de crescimento que cada indivíduo carrega. Além disso, autorrealização é poder aproveitar todo o potencial próprio e exercer aquilo que se gosta tendo a capacidade mental , física e espiritual de manter a motivação em alta
Depois de entender o que é autorrealização baseado na teoria de Maslow, podemos também, identificar algumas características principais de pessoas autorrealizadas, são elas:
Realismo e Aceitação ? Indivíduos autorrealizados têm percepções realistas de si mesmos, dos outros e do mundo ao seu redor até por que a autorrealização está na escala da inteligência emocional que se chama autopercepção;
Altruísmo ? Pessoas que são autorrealizadas estão mais preocupadas com a solução dos problemas do que com o problema de fato. Além disso, são pessoas que ajudam outras a encontrar soluções mais assertivas;
Simples e naturais ? Profissionais ou pessoas autorealizadas são espontâneas em seus pensamentos e comportamento. Não ficam preocupadas com o que vão achar delas, elas simplesmente são o que são sem medo ou encenações.
Necessitam de solicitude e autonomia ? Uma característica das pessoas autorrealizadas é a necessidade de independência. Solicitude e privacidade. Desfrutar da própria companhia e ter um tempo para se concentrar no desenvolvimento de seu próprio potencial, ficando a sós consigo mesmo e se isolando em alguns momentos é um hábito comum.
Experiências de pico ? Pessoas autorealizadas, têm o que Maslow chamou de experiências de pico. Trata-se de momentos de intensa alegria, êxtase, espanto, admiração, ou experiências espirituais. Depois destas experiências, os indivíduos se sentem renovados, inspirados, fortalecidos ou transformados. É por isso que muitas pessoas frequentam cultos, fazem yoga ou meditação, por exemplo, pois, trata-se de uma necessidade em gerar/sentir experiências de picos para o fortalecimento espiritual.
Por fim, Maslow dá alguns pré-requisitos para a autorrealização:
Amor suficiente na infância;
Satisfação das necessidades fisiológicas;
Necessidade de segurança nos primeiros dois anos de vida.
Se o indivíduo se sentir seguro, confiante e acolhido na fase infantil (que por sinal não era o caso de Maslow) assim será na vida na fase adulta, pura autorealização. Logo, a autorealização tem ligação direta com a identidade que temos de nós mesmos.
Trata-se de uma caminhada em seu processo de evolução, portanto, convido você a vir comigo para o que eu tenho chamado de o ?ano do Re?:
Reinventar
Recriar
Refazer
Rever
Renovar
Repensar
Retomar
Retornar
Reconecta
Reamar
Reatar
Reagir
Rezignar
Regozijar
Enfim...
Vou parar por aqui e você use a sua criatividade, afinal existem mais de 1000 palavras que começam com Re.
Até o próximo artigo.
Ah! Se você quiser, pode reler. RSRSRSRS
---
Utilize os botões abaixo para compartilhar este artigo com seus colegas: